Sabem que tetris é um jogo, então por definição de gamificação estar longe de ser relacionado a esse assunto, será?
A resposta é sim pois sabem que segundo Sílvio Alves Júnior(2014) gamificação é um processo que usa elementos, mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar e direcionar comportamentos de jogadores dentro de um contexto de jogos, e quando analisa o jogo tetris, já é um jogo.
Porém estudos falam que jogos são bons para saúde, conforme a matéria publica no site da CNN publicada por Barthelemy (2009), explica cinco provas que o vídeo game faz bem para saúde que são:
- Visão
- Cérebro
- Equilíbrio
- Boa forma
- Coordenação Motora
Inclusive há um jogo chamado "Dig Rush" que auxilia no tratamento da ambliopia, mais conhecida como "olho cansado" ou "olho preguiçoso". Mas que é um tipo de serious game, onde este é, segundo Clack C. Abt, Abt(1987, pag 11), é combinar a concentração analítica e de questionamento do ponto de vista científico com a liberdade intuitiva e recompensas de imaginativas, atos artísticos. Ou seja, jogos que ajudam a realizar alguma tarefa do mundo real com a simulação do game.
E o tetris não está longe pois estudos comprovam que este jogo pode aumentar a eficiência do cérebro, que foi realizado por pesquisadores de Albuquerque nos Estados Unidos (EUA). O que pode torna-lo um serious games.
E o que mais pode convencer?
Lembra que este jogo foi criado em junho de 1984 segundo Wikipédia (2015), por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov. E coincidentemente neste "serious games" há elementos como:
Pode ser visto os pontos que traduz a sua habilidade e a evolução no level, na dificuldade que tornará o jogo como na figura 1. O level representa mais a progressão do usuário devido a aquisição dos pontos, quanto mais pontos o nível subirá.
Quando você perde no jogo há um leaderboard no qual aparece as posições de acordo com a pontuação e quem não lembra das frutas que apareciam quando alcançava um certo nível, que seria os badges.
Portanto o tetris pode ser considerado serious games quando tem a função de auxiliar a estimulação do cérebro, porém por si só é um jogo mas que entra na função do contexto alheio ao jogo.
SANTOS JÚNIOR, Sílvio Alves dos. Gamificação: introdução e conceitos básicos: O futuro é um jogo, aperte start agora ou é game over. [s. L.]: Gamificando.com.br, 2014. 15 p. Disponível em: <http://gamificando.com.br/2014/11/25/livro-gamificacao-introducao-e-conceitos-basicos-2/>. Acesso em: 12 maio 2015.
BARTHELEMY, Claire. Are video games good for your health? 2009. Disponível em: <http://edition.cnn.com/2009/HEALTH/10/27/gaming.health.senses/index.html>. Acesso em: 12 maio 2015.
ABT, Clark C.. Serious Games. [s. L.]: University Press Of America, 1987. 176 p.
WIKIPEDIA. Tetris. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Tetris>. Acesso em: 12 maio 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário