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terça-feira, 12 de maio de 2015

Jogo Tetris: Um indicio de gamificação?

  Sabem que tetris é um jogo, então por definição de gamificação estar longe de ser relacionado a esse assunto, será?
  A resposta é sim pois sabem que segundo Sílvio Alves Júnior(2014) gamificação é um processo que usa elementos, mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar e direcionar comportamentos de jogadores dentro de um contexto de jogos, e quando analisa o jogo tetris, já é um jogo.

  Porém estudos falam que jogos são bons para saúde, conforme a matéria publica no site da CNN publicada por Barthelemy (2009), explica cinco provas que o vídeo game faz bem para saúde que são: 

  1. Visão
  2. Cérebro
  3. Equilíbrio
  4. Boa forma
  5. Coordenação Motora
  Inclusive há um jogo chamado "Dig Rush" que auxilia no tratamento da ambliopia, mais conhecida como "olho cansado" ou "olho preguiçoso". Mas que é um tipo de serious game, onde este é, segundo Clack C. Abt, Abt(1987, pag 11), é combinar a concentração analítica e de questionamento do ponto de vista científico com a liberdade intuitiva e recompensas de imaginativas, atos artísticos. Ou seja, jogos que ajudam a realizar alguma tarefa do mundo real com a simulação do game.

  E o tetris não está longe pois estudos comprovam que este jogo pode aumentar a eficiência do cérebro, que foi realizado por pesquisadores de Albuquerque nos Estados Unidos (EUA). O que pode torna-lo um serious games.

E o que mais pode convencer? 

  Lembra que este jogo foi criado em junho de 1984 segundo Wikipédia (2015), por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov. E coincidentemente neste "serious games" há elementos como:

Figura 1: Tela do jogo Tetris
Fonte:ORLAND, Kyle. Not a joke: A Tetris movie is being made. 2014. Disponível em: <http://arstechnica.com/gaming/2014/09/not-a-joke-a-tetris-movie-is-being-made/>. Acesso em: 12 maio 2014.

  Pode ser visto os pontos que traduz a sua habilidade e a evolução no level, na dificuldade que tornará o jogo como na figura 1. O level representa mais a progressão do usuário devido a aquisição dos pontos, quanto mais pontos o nível subirá.
  Quando você perde no jogo há um leaderboard  no qual aparece as posições de acordo com a pontuação e quem não lembra das frutas que apareciam quando alcançava um certo nível, que seria os badges.
  Portanto o tetris pode ser considerado serious games quando tem a função de auxiliar a estimulação do cérebro, porém por si só é um jogo mas que entra na função do contexto alheio ao jogo.


REFERÊNCIAS

SANTOS JÚNIOR, Sílvio Alves dos. Gamificação: introdução e conceitos básicos: O futuro é um jogo, aperte start agora ou é game over. [s. L.]: Gamificando.com.br, 2014. 15 p. Disponível em: <http://gamificando.com.br/2014/11/25/livro-gamificacao-introducao-e-conceitos-basicos-2/>. Acesso em: 12 maio 2015.


BARTHELEMY, Claire. Are video games good for your health? 2009. Disponível em: <http://edition.cnn.com/2009/HEALTH/10/27/gaming.health.senses/index.html>. Acesso em: 12 maio 2015.



ABT, Clark C.. Serious Games. [s. L.]: University Press Of America, 1987. 176 p.



WIKIPEDIA. Tetris. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Tetris>. Acesso em: 12 maio 2015.

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