* Visite o ALJUG - http://aljug.blogspot.com - Noticias sobre a comunidade java alagoana e do mundo * Visite o blog Mundo Gamificado www.mundogamificado.com.br - E vamos mudar o mundo! *

terça-feira, 15 de julho de 2008

Select Boolean Checkbox - Básico - Usando Blink

Mostrarei aqui pequenas coisas do selectBooleanCheckBox, nada de importante , mais para saber. Como alterar a mensagem de falso ou verdadeiro do checkBox sem carregar a página para uma nova ação.

Iniciando no bean você cria uma variável do tipo booleana, para fazermos o controle.

private boolean ativa;

Logo após vai para modo web(eu estou usando o eclipse), e cria o componente selectBooleanCheckBox com o valor dessa variável booleana, que como falei vamos fazer com ela a ativação e desativar,ou seja, verdadeiro e falso.

Criado o select Box,você viu que tem algo a mais, que é o a4j: support, é para incrementar o efeito Ajax, ou seja, entrar uma ação sem a requisição de carregar a página para a ação ativar. Nesse código o a4j:support vai mudar o nome(false ou true)se o checkbox estiver marcado ou não. Voltando ao bean, faça os get´s e set´s da variável criada.

public boolean isAtiva() { // metodo de ativação da variável booleana
return ativa; // retorna o valor da variável
public void setAtiva(boolean ativa) { // metodo set da variável booleana
this.ativa = ativa; // a variável ativa de fora do metodo é igual a ativa que foi declarada nesse metodo
}

No modo web, você acrescenta,


Com isso o check Box vai ter uma incrementada, você sabe como?


Irá piscar, e estará em vermelho, será ativado, é basicamente isso, pronto está ai a brincadeira com o check Box.


Até a próxima.


domingo, 6 de julho de 2008

Web 3.0 A nova geração.


Web 3.0 é o aperfeiçoamento e a integração de sistemas inteligentes ao browser e também uma acoplagem com uma base de dados, um exemplo é o YouTube, quando você coloca uma palavra, ele da sugestões através dos dados contidos no site, ou seja, vídeos cadastrado no site.
As designações de web começaram com a web 1.0 que é a criação e a divulgação, ou a criação com o famoso HTML, simples apenas para a popularização da rede. A web 2.0 chegou para revolucionar com a implementação de autos complementos, de não precisar carregar uma nova página para realizar uma nova ação. A web 3.0 é entre varias funções, a simulação de aplicação desktop no browser é a implementação de base de dados, sistema inteligente, como já havia dito, a inovação está mais focada na estrutura, porém há controvérsia, outros já dizem que a evolução vai aos caminhos de módulos gráficos como, por exemplo, o Second Life aonde muitas empresas até já construíram suas sedes virtuais.
Um aspecto que poderá ser muito usado é o I.A. - Inteligência artificial - porém precisa muito mais uma inteligência humana para os algoritmos para sim colocar em pratica o I.A. . A idéia é que o usuário com qualquer informação encontre o que procura e ainda mais, encontre sua busca e outra que chame sua atenção e intensifique sua curiosidade, isso é uma boa estratégia para o e-commerce, ou seja, lucro. Você pode até está se perguntando, mas em algum site já existe isso?
É realmente, se você já procurou algo, por exemplo, em sites de venda, mostra algumas sugestões, mas é algo meio que limitado. Não mostra, por exemplo, ao relacionar seu cadastro, pegar sua idade e achar nomes de autores com a mesma idade que a sua, essa não encontra.

Por curiosidade
A primeira vez que foi mencionado, foi pelo jornalista Jonh MarKoff, em um artigo num jornal renomado internacionalmente, onde surgiram as criticas e aceitações.
Até a próxima.